Calculadora da ovulação

INDICE

A calculadora da ovulação serve para calcular os dias fértis  de uma mulher.
A ovulação é uma fase do ciclo menstrual em que um dos ovários libera um óvulo.
Normalmente ocorre em cerca de metade do ciclo, embora o dia exato pode variar.
Durante cada ciclo menstrual, vários folículos ovárico começam a amadurecer e se desenvolvem com a influência dos hormônios da hipófise.
Normalmente, apenas um folículo se desenvolve plenamente. Sucessivamente, os outros folículos se afastam enquanto aquele desenvolvido e dominante produz e libera um ovo que pode ser fertilizado.

A ovulação geralmente ocorre entre os dias 13 e 15 do ciclo, mas em alguns casos pode ser antecipado.
Isso ocorre em mulheres com um ciclo curto.
O paradoxo desta situação é que se pode engravidar com a relação sexual mesmo estando mestruada.
O espermatozoide permanece vivo no interior do útero até 6 dias.
Se uma mulher ovula no dia 10, mas teve relações sem proteção no dia 4/5 durante a menstruação, a concepção pode ocorrer no dia 10 com o esperma que permaneceu nas trompas de falópio.

Ovulação após um aborto
Depois de um aborto espontâneo, a mulher há ovulação sucessiva após 2-4 semanas.

 

Como entender se está ocorrendo a ovulação?

Durante cada ciclo menstrual, os casais saudáveis de vinte e trinta anos que não estão usando métodos contraceptivos têm 20% de chance de engravidar.
Esta é uma porcentagem surpreendentemente alta, considerando que você pode conceber apenas no período da ovulação, um curto período de tempo que geralmente dura de 12-24 horas por mês durante o qual o ovo está pronto para a fertilização.
Devemos considerar que o espermatozoide é capaz de viver e fertilizar de três a seis dias depedendo de onde esteja.
O ovo fora de seu ambiente de vida não pode viver muito tempo.
Isto significa que mesmo se tiver relações sexuais alguns dias antes da ovulação, ainda pode ter um monte de esperma no aparelho genital feminino que pode fertilizar o óvulo quando ele for liberado.
Se existe um atraso do ciclo de alguns dias é melhor fazer o teste de gravidez.
Importante: É suficiente apenas um espermatozóide para fazer um bebê.
Naturalmente, haver relação sexual no dia da ovulação seria ideal. Após a ovulação, o período fértil termina até o ciclo seguinte.
As seguintes maneiras de entender se você está ovulando não são certezas matemáticas, mas muitas vezes conseguem identificar o momento da ovulação.

 

1. Cálculo dos dias do calendário

A ovulação ocorre frequentemente no meio do ciclo menstrual normal – o ciclo médio tem a duração de 28 dias, do primeiro dia de um ciclo até o primeiro dia da próxima.
Um ciclo normal pode durar 23-35 dias, também pode variar um pouco de mês para mês.
Manter um calendário menstrual por alguns meses ajuda a entender o que são os ciclos normais para uma mulher.
O kit de previsão de ovulação pode ajudá-lo a descobrir a data e pode ser encontrado em farmácias.
Se os seus períodos são irregulares, você precisa estar alerta para outros sinais de ovulação.

 

2. Ouça os sinais do seu corpo

Os 20% das mulheres recebem um lembrete do corpo quando ocorre a ovulação.

Você pode sentir uma pontada de dor ou uma série de dores na região abdominal inferior. Geralmente é localizada apenas num dos lados, no qual ocorre a ovulação.
Dor central, este lembrete mensal de fertilidade é pensado para ser o resultado de maturação ou a liberação de um óvulo de um ovário.
Preste atenção pois é provável sentir esse sintoma durante a ovulação.

 

3. Traçar a temperatura em um gráfico

Se fala da temperatura corporal basal (TCB).
Use um termômetro especial (sim, você adivinhou, um termômetro basal do corpo).
A leitura da TCB deve ser feito como a primeira coisa da manhã, depois de pelo menos três a cinco horas de sono e antes de levantar da cama, falar ou até mesmo sentar-se.
A TCB muda durante todo o ciclo em correspondência com as flutuações nos níveis hormonais. A temperatura é inferior durante a primeira metade do ciclo que é dominada por estrogénio. Durante a segunda metade do ciclo há um aumento do hormônio progesterona (uma vez ocorrida a ovulação).
A progesterona aumenta a temperatura do corpo porque é preciso preparar o útero para a fecundação do ovúlo.


Isto significa que, na primeira metade do mês, a temperatura é mais baixa do que na segunda metade do mês, após a ovulação. Confuso? Aqui está um resumo: A TCB atinge o seu ponto mais baixo durante a ovulação e em seguida, levanta-se imediatamente e rapidamente (cerca de meio grau) quando ocorre a ovulação.
Tente lembrar o andamento da temperatura basal por um mês não permite de prever o dia da ovulação, mas sim dar uma prova da ovulação depois de ter ocorrido.
Os gráficos da TCB monitorados durante alguns meses ajudam a criar um modelo para os ciclos, o que lhe permite de prever com antecedência o dia da ovulação para os meses futuros.
Desta forma, sabemos quando podemos tentar engravidar.

 



4. Conhecendo o colo do útero

A ovulação não é um processo completamente escondido. Quando o corpo de uma mulher detecta mudanças hormonais que indicam se um ovúlo está sendo liberado pelos ovários, se prepara para a chegada do espermazoide para criar as condições para a fertilização. Um sinal detectável de ovulação iminente é a posição do próprio colo do útero.
O colo do útero é uma estrutura semelhante a um pescoço, que se situa entre a vagina e o útero e durante o nascimento é dilatada para deixar passar a cabeça do bebé.
Durante o início de um ciclo, o colo do útero é baixo, duro e fechado.
No entanto, a medida que se aproxima a ovulação se levanta, suaviza um pouco e se abre para deixar que o espermazoide consiga passar para fertilizar o óvulo.
Algumas mulheres podem facilmente sentir essas mudanças, enquanto outros têm mais dificuldade.
Pode-se controlar o colo do útero a cada dia utilizando-se um ou dois dedos e manter um gráfico com as diferenças existentes entre um dia e o outro.

Calculadora da ovulação5. Outro sintoma de ovulação é a mudança no muco cervical

A finalidade do muco é levar o esperma ao óvulo no útero.
Quando você se aproxima a ovulação, o muco cervical muda em quantidade e consistência.
Quando você não está ovulando, o muco cervical pode parecer pegajoso ou cremoso ou pode ser completamente ausente. Quando você se aproxima a ovulação o muco cervical torna-se mais abundante, assume uma cor clara e uma textura semelhante a uma clara de ovo cru.
Quando o ciclo termina o útero torna-se seco.

Escrever a posição do colo do útero, a temperatura basal e o tipo de muco cervical num único gráfico, pode ser um estrumento extremamente útil para adivinhar o dia em que é mais provável a ovulação.

 

6. O aumento do desejo sexual.

Ocorre que a natureza sabe o que está fazendo. Uma pesquisa mostrou que as mulheres sentem um aumento no desejo sexual quando está mais fértil.
Isso ocorre dois dias antes da ovulação, que é o momento certo para ter relações sexuais, se você quiser engravidar.

 


7. A dor nos seios é outro sintoma da ovulação.

Algumas mulheres sentem desconforto nos seios antes ou depois da ovulação.
Isto está relacionado com um hormônio que escorre no sangue e é utilizado para preparar a mulher para a gravidez. Várias mulheres têm verificado que a última confirmação da ovulação é a dor nos seios.

 

8.Comprar um kit de previsão de ovulação.

Você não que mexer com o muco?
Não é necessário hoje. O kit de previsão da ovulação é capaz de identificar a data de ovulação com 12-24 horas de antecedência, olhando para os níveis da hormônio luteinizante ou LH que é o último dos hormônios que tem um pico antes que a ovulação se verifique efetivamente.
Tudo que você precisa fazer é urinar em um tampão absorvente e esperar até que o indicador revele se você deve ovular.

Como fuciona o kit de previsão de ovulação?
Os kits de previsão da ovulação funcionam da seguinte maneira: eles utilizam uma análise de urina ou à saliva para detectar a presença de certos hormônios que, por sua vez, indicam quando a ovulação está iminente.
Uma pequena quantidade de LH é sempre presente no sangue e na urina, mas nos dias antes da ovulação aumenta a quantidade de 100% a 500%.
O período mais fértil do ciclo é de 12 a 36 horas após o surgimento de LH.
Este é o momento em que há mais possibilidades de conceber.

Como usar o kit de previsão da ovulação?
Dependendo da marca do kit que analisa a urina, você pode coletar a urina em um copo ou colocar um tampão absorvente sob o fluxo da urina.
As faixas coloridas aparecem no cartão para o teste ou no tampão para indicar se você tiver atingido o pico de LH.
O kit digital utiliza símbolos, como um rosto sorridente para indicar quais são os dias mais férteis.
As instruções podem variar um pouco dependendo do kit que você está usando, mas geralmente você deve tentar coletar a urina entre 10 e 20.
O melhor momento é entre 14 e 14,30.
Não teste a urina quando você acorda, porque você pode perder o primeiro dia do pico de LH. Tente reduzir a quantidade de líquidos que você ingere por cerca de duas horas antes de fazer o teste.
Muito líquido dilui a urina e poderia tornar mais difícil a detecção do pico.
Leia os resultados dentro de 5 minutos para obter os resultados mais confiável. Um resultado positivo não desaparece, mas alguns resultados negativos podem apresentar uma faixa fraca na segunda cor. Depois de ler o resultado você tem que jogar fora o tampão absorvente.

 

Sintomas da gravidez

Os sintomas da gravidez podem variar, assim como a dor menstrual são diferentes para cada mulher.
Algumas mulheres grávidas apresentam sintomas mais intensos do que os outros ou aparecem em várias semanas.
Há mulheres que não apresentam quaisquer sintomas nas primeiras semanas, por isso não confie muito em sensação para ter a certeza de estar grávida.

Os sintomas podem ser: