Infiltração de ácido hialurónico

INDICE

A infiltração de ácido hialurónico (ou viscossuplementação) são injeções de lubrificante injetadas nas articulações, são feitas para remediar a perda de cartilagem, que ocorre com a idade, ou após uma lesão.


O que é ácido hialurônico ?

O ácido hialurônico (nomes de marca Synvisc, Condroflex, Dinaflex etc.) é um suplemento utilizado para tratar a artrose, uma doença que afeta as articulações (juntas).

A utilização mais frequente é no tratamento de artrose no joelho, mas ele pode ser Infiltração de ácido hialurónicoinjectado entre o pulso e a mão para a Rizoartrose ou no quadril por a coxartrose. Nestes dois casos é precisa de uma ultrassonografia para localizar o ponto exato para infiltrar o àcido hialurônico.
As injeções também podem ser feitas no ombro, mas geralmente esta articulação é menos afetada porque não deve suportar o peso do corpo.

Numa articulação normal, a camada de cartilagem cobre a extremidade do osso.
A cartilagem ajuda o deslocamento dos ossos sem problemas e lubrifica as extremidades dos ossos. Na artrose, a cartilagem se desgasta e torna-se fina.
Este processo remove a protecção da extremidade do osso e a articulação perde a sua capacidade de mover-se suavemente.

O ácido hialurónico é encontrado naturalmente nas articulações e em outras partes do corpo.
Ao interno das articulações, está presente na cartilagem e no líquido sinovial que lubrificam as articulações para ser capaz de mover-se sem atrito.
Em caso de artrose, o ácido hialurónico se torna mais fino e não é mais capaz de lubrificar a articulação.

As injeções intra-articulares de ácido hialurônico sintético nas articulações afetadas pode melhorar o movimento dos ossos.
Normalmente, a infiltração deste suplemento é prescrita para pacientes com artrose do joelho se outros tratamentos não reduzem a dor.
As articulações são como as engrenagens, funcionam melhor se forem bem lubrificados.
Uma articulação saudável contém uma substância chamada líquido sinovial para lubrificar e permitir que os ossos deslizam uns sobre os outros com o mínimo de atrito.
O líquido sinovial também actua como um amortecedor.
O ácido hialurônico é uma substância essencial contida no líquido sinovial, mas se desintegra em pacientes com artrose.
A perda de ácido hialurônico provoca rigidez e dor articular no joelho.

A infiltração de ácido hialurónico alivia os sintomas da artrose?

As injeções de ácido hialurónico ( também conhecido como viscosuplementação ) foi aprovado pela “Food and Drug Administration” (FDA) para o tratamento da artrose do joelho, embora alguns médicos utilizam esta terapia em outras articulações, tais como o quadril e tornozelo.
Os estudos sobre injeções de ácido hialurônico realizados têm produzido raramente resultados decepcionantes, muitos médicos que tratam de artrose argumentam que a evidência científica e a experiência em clínica mostram que uma injeção no joelho pode produzir muito alívio.
Além disso, estudos laboratoriais e clínicos sugerem que a ação do ácido hialurônico não é só para lubrificar a articulação com crepitação, mas pode fazer muito mais.
A infiltração de ácido hialurônico pode ser útil após a meniscectomia total porque o menisco ajuda a rolagem do osso e protege a cartilagem.


artroscopia,joelho,meniscectomia

Quais são as indicações da infiltração de ácido hialurónico?

Em primeiro lugar, a idéia de usar o ácido hialurônico no tratamento da artrose foi proposta há 70 anos pelo cientista húngaro Endre A. Balász.
Em 1987, os tratamentos com ácido hialurónico foram usados no exterior, mesmo que o primeiro suplemento contendo ácido hialurónico disponível nos Estados Unidos foi aprovado pela FDA 10 anos mais tarde, isso é chamado Hyalgan.
Agora há cinco tratamentos com ácido hialurônico para a artrose do joelho em uso nos EUA.
A maioria dos suplementos são feitos a partir de uma matéria-prima surpreendente, são produzidos com as cristas de galo ou galinha, mas podem ser derivados a partir de bactérias.


As injeções de ácido hialurônico são uma opção de tratamento que os médicos podem prescrever quando:

  • O paciente não é capaz de controlar a dor da artrose com ibuprofeno ou outros medicamentos antiinflamatórios não esteróides (FANS).
  • O paciente não pode tolerar os fármacos (que podem causar efeitos colaterais, tais como irritação gástrica, problemas hemorrágicos e danos nos rins ).

O tipo de tratamento com o ácido hialurónico prevê uma injeção por semana na articulação durante 3-5 semanas. Muitos pacientes têm o alívio da dor, com esta terapia.

Que marca de ácido hialurônico pode ser comprado?

O objetivo das injeções de ácido hialurônico é substituir alguns alimentos naturais que foram perdidos.
O procedimento é simples. O ácido hialurônico é injetado diretamente na cavidade em torno da articulação do joelho.
Um típico ciclo de tratamento: uma injeção por semana durante três a cinco semanas.
A infiltração de ácido hialurónico tem sido aprovado pela FDA para pessoas com artrose do joelho, mas as vezes são aplicadas em outras articulações, com bons resultados.

artrose,do,joelho



Existem tipos diferentes de ácido hialurónico, incluindo :

  • Synvisc® (médio peso molecular )
  • Oto-Xilodase®,
  • Artoglico®,
  • Condroflex®,
  • Dinaflex®,

Tratamento

Se a articulação do joelho está inchada (com edema), o médico deve fazer a aspiração do liquido antes de injetar ácido hialurônico.
Normalmente, isto pode ser feito no mesmo dia, com apenas uma agulha injectada na articulação, embora alguns médicos preferem utilizar duas seringas separadas.
De acordo com o produto utilizado, são feitas 3-5 injeções por algumas semanas.
A infiltração pode ser feita em um consultório médico, não é necessário ir ao hospital no departamento de ortopedia

Técnica de injeção de ácido hialurónico

O ácido hialurónico pode ser vendido em frascos de 2 ml (apenas uma injeção por frasco) ou em seringas pré-cheias.
A frequência recomendada para cada injeção é de uma por semana durante cinco semanas com Dinaflex®, enquanto uma única infiltração por semana durante três semanas com Synvisc.
Um novo ciclo de viscosuplementação pode ser feito depois de seis meses.

A injeção da articulação do joelho pode ser realizada de duas maneiras diferentes.
1. O paciente encontra-se em decúbito dorsal sobre a mesa de exame com o joelho flexionado a 90 graus.
Nesta posição, as partes interiores e exteriores da articulação podem ser facilmente palpáveis como depressões no interior ou no exterior do pólo inferior da patela.
Neste caso a entrada na articulação é sob a patela, para os lados da origem do tendão patelar.

2. Alternativamente, o paciente se encontra em decúbito dorsal com o joelho estendido, a articulação do joelho pode ser infiltrada nesta posição. O ponto onde é feita a injeção é entre o fémur e a margem superior e externa da patela, mas você pode escolher outras áreas do joelho perto das bordas da patela.
Com esta abordagem (joelho totalmente estendido) a agulha é geralmente direta abaixo da rótula.


Resultados da infiltração de ácido hialurónico

A infiltração de ácido hialurónico pode ser útil para os pacientes que foram tratados com outras terapias, mas sem resultados.
É mais eficaz se a artrose está na fase inicial (leve a moderada). Alguns pacientes podem sentir dor no local da injeção, raramente a infiltração pode causar um aumento do inchaço.
A eficácia a longo prazo das injeções de ácido hialurónico não é ainda conhecida, existe uma busca contínua neste campo.
Se a artrose não responde bem ao tratamento ou se você está tentando adiar a cirurgia, você pode discutir essa opção com o ortopedista.

Custo da infiltração de ácido hialurónico

O custo do ácido hialurónico é bastante elevado. O preço médio na farmácia por seringa preenchida é entre R$ 400 e 800.
Para um pacote de três seringas preenchidas, o preço médio varia de R$ 1200 a 2000.

Efeitos de infiltração de ácido hialurónico 

As injeções desta substância têm sido mostrados que aliviam a dor em muitos pacientes que não tiveram alívio de analgésicos ou outros remédios.
A técnica tem sido usada na Europa e na Ásia durante vários anos, mas a “Food and Drug Administration” não aprovou até 1997, a aprovação é apenas para o tratamento da artrose do joelho.
Atualmente, são disponíveis no mercado vários tipos de seringas de ácido hialurónico.

 

Efeitos imediatos da infiltração de ácido hialurónico

O ácido hialurônico não tem um efeito imediato como um analgésico.
Você pode notar uma reação local, como dor, calor e inchaço leve imediatamente após a infiltração.
Geralmente, estes sintomas não durar muito tempo.
É aconselhável aplicar um bloco de gelo em caso de formação de uma inflamação.
Durante as primeiras 48 horas após a injeção, você deve evitar uma carga excessiva sobre a perna, como estar em pè por longos períodos, correr ou levantar pesos.

Efeitos a longo prazo

Após a primeira injeção poderá sentir menos dor no joelho.
O ácido hialurónico parece ter propriedades anti inflamatórias para aliviar a dor.
As injeções  também podem estimular o organismo a produzir mais ácido hialurônico nas articulações.

Quantas infiltrações devem ser feitas? Por quanto tempo?
A duração do efeito das injeções é de vários meses, geralmente a cura requer três injeções por ano, ou a cada 6 meses.

As infiltrações de ácido hialurônico são dolorosas?

Não, apenas um pouco irritantes, menos de uma injeção na nádega, mas os pacientes que já têm dor no joelho podem sentir um pouco de dor durante a penetração.

Quias precauções são necessárias?

Após a injecção
• Recomenda-se evitar atividades extenuantes (como esportes de alto impacto como corrida ou tênis), ou ficar em pè por um longo período, por cerca de 48 horas após a injeção.

Infecção
• As injeções de ácido hialurônico não podem ser feitas se houver uma infecção na articulação ou uma doença na pele ao redor da área onde você faz a infiltração.

Circulação
• As injeções de ácido hialurónico não podem ser feitas em caso de má circulação nas pernas.
• Deve informar o seu médico se o inchaço é significativo ou se existem coágulos sanguíneos nas pernas (trombose).

Contra-indicações
Em comparação com infiltrações de cortisona, o ácido hialurónico é quase desprovido de contra-indicações, por isso esta terapia é repetida muitas vezes.

Alergia
• A infiltração de ácido hialurónico não pode ser feita se houve uma reação alérgica a produtos à base de ácido hialurónico.
• Deve informar o seu médico se você é alérgico a produtos derivados de aves, como penas, ovos e aves.

Interações com outros medicamentos
• Você deve informar o especialista e o médico de cuidados primários sobre todos os medicamentos que está tomando. Estes incluem medicamentos de venda livre e produtos naturais que podem ser comprados em erboristeria.
• Você deve informar o médico também sob o tratamento já realizado para artrose.
Quando você vê um outro médico deve explicar o seu histórico médico, se você estiver grávida ou amamentando.
• O ácido hialurônico não foi testado em mulheres grávidas ou que estão amamentando.
• É importante dizer ao seu médico se existe a intenção de engravidar.

Efeitos colaterais da infiltração de ácido hialurónico

Junto com os resultados esperados, a medicação pode causar alguns efeitos indesejáveis.
Se você sente alguns dos efeitos colaterais, pode ter a necessidade de cuidados.
Verifique imediatamente com o seu médico ou enfermeiro se tiver qualquer um dos seguintes efeitos secundários:

Mais frequentes :

  • Dificuldade em movimento
  • Dor muscular ou rigidez
  • Dor nas articulações

Menos freqüente :

Raros

Sangramento, bolhas, calor, sensação de frio, descoloração da pele, sensação de pressão, urticária, infecções, inflamação, coceira, dormência, dor, vermelhidão, dormência, formigamento, inchaço, ulceração ou calor no ponto em que a injecção foi feita.

Outros efeitos colaterais não mencionados podem ocorrer em casos muito raros.

Se você observa outros sinais ou sintomas, deve contactar o seu médico.
Alguns efeitos colaterais podem ocorrer, mas não necessitam de um exame médico.
Estes efeitos colaterais podem passar durante o tratamento quando o organismo absorve o medicamento.
Além disso, o médico pode ser capaz de explicar como prevenir ou reduzir alguns efeitos colaterais.

 

 

    Leia também