Exercícios posturais

Um programa de exercícios de ginástica postural direcionado para a coluna vertebral, o pescoço e outras articulações, é um método muito eficaz para tratar a dor lombar, cervicale, nas costas e para melhorar a postura e a coordenação.

 Postura, ginástica, exercícios mckenzie, costas, pescoço, coluna, dor, dor, terapia

Ginástica postural mckenzie com fitball

Os exercícios derivam dos mais modernos métodos de fisioterapia como o Mckenzie, Feldenkrais, Alexander e Klapp. Programamos um curso com um máximo de 4 participantes para poder seguir com precisão cada paciente e personalizar os exercícios de acordo com o tipo do distúrbio e habilidades de cada um.

A ginástica postural Mckenzie é realizada na academia com o fitball que é uma bola cheia de ar com um diâmetro de 65 cm, na qual o paciente pode se sentar.
O uso da bola dá a vantagem de melhorar o equilíbrio, ter uma maior concentração enquanto se executa os exercícios e a atividade é mais agradável.

 

O que é a postura?

A postura é a relação entre a posição do corpo e o ambiente circundante, é afetado pela força de gravidade que determinados músculos contrai para o esqueleto manter o equilíbrio.
A posição correcta é aquela que com o menor esforço possível o músculo permite de estabilizar o corpo parado em pé, enquanto em fase dinâmica permite o movimento coordenado dos segmentos do corpo (andar, correr, trabalho).
A postura não é influenciada pela força muscular, os jovens atletas com muita massa muscular, muitas vezes se sentar de maneira incorreta na cadeira.
Entre os fatores que afetam a posição da pessoa são as cicatrizes pós-operatórias, traumas anteriores, estresse e má alimentação.
O hábito de manter a postura adequada e os exercícios para corrigi-la dar excelentes resultados no tratamento da dor lombar, cervical, das costas etc.

fitball, exercícios, mckenzie, academia, coluna cervical, lombar, dor, tratamento, inflamação

Ginástica postural mckenzie

Quem pode se beneficiar do curso de ginástica postural de grupo?

Muitas pessoas pensam que os cursos de ginástica postural são indicados somente para os idosos, em vez disso, eles são adequados especialmente para jovens e adultos que muitas vezes levam uma vida sedentária e mantêm a postura incorreta.
A tarefa é cansativa á nível muscular, não é uma ginástica leve, além disso, é desenvolvido o equilíbrio através do uso de Fitball.
O programa de exercícios é recomendado para aqueles que querem ficar em forma e ter uma postura correta, mesmo para aqueles que nunca sofreram de dor nas costas porque é uma atividade de prevenção e de manutenção.
Além do efeito postural, a ginástica ajuda e estimula a circulação, especialmente nos membros inferiores, por isso tem um efeito terapêutico em caso de celulite.

Os exercícios também são úteis para as crianças que têm problemas de postura, como escoliose, lordose ou cifose (coluna curvada), mas devem ser adaptados com base no distúrbio.

Como é realizada a ginástica postural Mckenzie?

O pilar fundamental desta disciplina é tornar-se ciente das posições inadequadas que mantemos na vida quotidiana e quais são as posturas  corretas para tratar e prevenir as doenças músculo-esqueléticas como a dor lombar, a dor ciática etc.

Quando o paciente entende qual é o objetivo da atividade será mais fácil de conseguir e mantê-lo.

Na aula de ginástica, você executa uma atividade de tonificação muscular dos estabilizadores, eretores e flexores da coluna; alongamento dos ombros, pescoço, costas, parte inferior das costas, quadris e joelhos; exercícios de correção da postura, estática e dinâmica derivado em particular do método Mckenzie.

Os exercícios que são realizados na primeira parte da sessão são os da Back School, ou seja, movimentos de flexão, extensão, rotação e inclinação lateral da parte da coluna.
Na última parte da lição é necessário fazer exercícios McKenzie que permitem de recuperar o equilíbrio das coluna.

Para alcançar os resultados predeterminados é necessário realizar corretamente os movimentos, caso contrário corre o risco de criar contraturas irritantes e de criar um desequilíbrio nos músculos e tendões.

Os exercícios também são úteis no caso de hérnia de disco, em especial os do método McKenzie.

Existe uma variante da ginástica postural que segue os princípios do método McKenzie.
Este tipo de atividade deverá manter algumas posturas de alongamento de alguns músculos ao mesmo tempo, durante 10-20 minutos.
Quando o paciente tiver aprendido os exercícios que deve fazer, pode continuar em casa, o maior problema é que as pessoas geralmente não fazem os exercícios regularmente em casa.

Sinto dor na região lombar, porque devo fazer ginástica para o pescoço?

A espinha dorsal é diferente de todas as outras partes do corpo, a coluna não é propensa a tendinite, lesões musculares e bursites.

Os transtornos mais comuns que podem encontrar na coluna vertebral são bloqueios vertebrais, a ruptura dos discos intervertebrais, disfunção dos ligamentos ou  da cápsula da articulação.
Quase todas as pessoas têm pelo menos uma parte da coluna vertebral bloqueada, para compensar as partes superiores e inferiores se tornar hipermóvel, nosso objetivo é tornar mais flexível a coluna “imobilizada” e estabilizar as vértebras mais flexível.
A ginástica postural não é nunca limitada ao estiramento da coluna vertebral tratada porque o corpo é uma cadeia de ossos ligados através de articulações e músculos.

Determinados músculos provenientes das vértebras lombares e terminar no ombro ou pescoço, outros realizam a partir da parte inferior das costas até o quadril e fêmur.

 

O que devo fazer se certos exercícios causam dor?

É importante realizar apenas os exercícios que não causam dor, pode causar um ligeiro desconforto.
Alguns movimentos irão reduzir os sintomas, mas outros aumentar, portanto é necessário ter cuidado para não agravar um problema já existente.
Se você não executa um exercício doloroso, o tratamento postural da ginástica mckenzie terá o mesmo efeito, você pode substituir um exercício com o outro.

Quantas sessões são necessárias para reduzir a dor?

É necessário realizar pelo menos 2 meses de terapia regular para se sentir melhor, mas a atividade de prevenção seria útil pelo menos 9 meses por ano.
 

 

 

 

Dr. Massimo Defilippo Fisioterapista Tel 0522/260654 Defilippo.massimo@gmail.com
P. IVA 02360680355

http://www.facebook.com/fisioterapiarubierese?ref=hl

http://www.fisioterapiareggio.com

© Scott Maxwell – fotolia.com

Lascia un Commento