Cefaleia tensional

ÍNDICE

Cefaleia tensional é um tipo de dor muscular na cabeça. É um termo muito genérico que muitas vezes é usado pelos médicos para indicar dor, pontadas ou tensão muscular no rosto.
A dor de cabeça pode ter origem em diferentes órgãos ou estruturas corporais: olhos, hipertensão arterial, nervos, cérebro, etc., mas a causa mais frequente é a tensão dos músculos e ligamentos.
Também existe a enxaqueca de origem tensional, que pode ser com ou sem aura.Cefaléia tensional

Você pode sentir uma dor latejante em todo o rosto ou pode ser unilateral (apenas à direita ou à esquerda).

Quantos medicamentos você tomou para uma dor de cabeça sem resolver o sintoma? Depois de quanto tempo a dor volta de novo?
Se a cefaleia da qual você sofre for de tipo tensional, estas perguntas podem fazer refletir.

 

Quando se trata de crânio e de rosto, achamos que são apenas alguns ossos juntos, em vez disso, existem muitos músculos fundamentais e usados frequentemente que permitem por exemplo o movimento dos olhos, da mandíbula e mostrar o humor ou emoções (enrugar a testa, etc.).
Da mesma forma que você pode ter uma contratura na coxa, é possível encontrar as mesmas condições nos músculos da cabeça que, portanto, causam dores de cabeça.
Algumas pessoas sofrem de dor de cabeça episódica, ou seja, em alguns raros dias particularmente estressantes ou devido a pensamentos incessantes e se resolve quando você elimina a fonte do problema.
A dor de cabeça tensional crônica muitas vezes acontece uma ou duas vezes por semana e os sintomas podem permanecer até 1-2 dias.

As pessoas mais afetadas são jovens e adultos do sexo feminino, especialmente aqueles que têm um estilo de vida sedentário.

 

Quais são os sintomas da cefaleia tensional ? Quando eles aparecem?

Dor de cabeça, tensão muscular, dores, enxaqueca, crânio, inflamação, nutrição, relaxamento, relaxar, respirar, relaxante, agradável, leve, flexão, fadiga

Paciente com dor de cabeça
© Christopher Hall – Fotolia.com

Todos pensam que a dor de cabeça tensional deve ser acompanhada de dor no pescoço (o que é comumente chamado “cervical”). Isso acontece muitas vezes mas nem sempre, na verdade podem doer somente os músculos da cabeça e do rosto.
A cefaleia por tensão muscular pode afetar o rosto, a parte de trás do crânio (a nuca), as têmporas ou uma faixa vertical que tem origem na base do occipital e sobe posteriormente até provocar dor nos olhos.

A dor pode ser latejante e de alta intensidade, ou você pode sentir tensão e dor.

A cefaleia tensional é muitas vezes acompanhada de tontura, dor no pescoço na parte superior, e em casos raros é acompanhada de náuseas.
Essa desordem tem um efeito negativo sobre o humor, os sofredores são mais nervosos e ansiosos, experimentam uma diminuição na concentração. Algumas pessoas se fecham numa sala escura porque sofrem de fotofobia e fonofobia, ou seja, intolerância à luz e sons.

 


Quais são as causas da cefaleia tensional ?

A cefaleia tensional pode depender de muitos fatores:

  • Mau humor, estresse, depressão e ansiedade;
  • Trauma, tais como um acidente de carro com golpe de chicote;
  • Cirurgia como para uma hérnia cervical;
  • Distúrbios cervicais do tipo postural;
  • Bruxismo (ranger os dentes) e má oclusão dentária;
  • Extração de dentes e intervenções dentárias;
  • Certos alimentos tais como o chocolate;
  • Problemas digestivos;
  • Jejum e diminuição do nível de açúcar no sangue;
  • Existem teorias sobre os baixos níveis de serotonina ou uma hiperexcitabilidade dos neurônios que carregam o sinal da dor;
  • Ciclo menstrual nas mulheres;
  • A pílula anticoncepcional ou terapia de reposição hormonal;
  • Locais com pessoas que fumam.

As causas de cefaleia nas crianças são o estresse e o bruxismo.
Na gravidez, muitas mulheres têm dores de cabeça no primeiro trimestre devido a alterações hormonais.

Como é efetuado o diagnóstico diferencial?

Para entender de qual dor de cabeça se sofre, o médico pergunta:

  • Onde está localizada precisamente a dor,
  • Em qual momento do dia ou semana ocorre,
  • Como começou,
  • Se pode ser associada à fonte de alimentação e em particular a determinados alimentos,
  • Se você também toma medicamentos para outras doenças.

Outros tipos de dor de cabeça são muito dolorosos, especialmente a neuralgia do trigêmeo: um nervo craniano que inerva quase todo o rosto causando pontadas quando se realizam certos movimentos da face e da mandíbula.
Dependendo da frequência de recorrências, se distingue uma cefaleia esporádica de uma dor de cabeça crônica e diária.
Se o médico tiver dúvidas pode prescrever uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada do cérebro para entender se existem causas graves como tumores.
O médico especialista que cuida de cefaleia é o neurologista que vai trabalhar com uma equipe com outros profissionais. Após a exclusão de quaisquer possíveis causas sistêmicas, geralmente o neurologista faz um diagnóstico de dor de cabeça tensional.

 

O que fazer? Qual é o tratamento para a cefaleia tensional?

O melhor tratamento para a dor de cabeça de tipo tensional vem de uma avaliação cuidadosa do distúrbio para encontrar a causa: medicamentos, alimentação, estilo de vida etc.
Se a causa é a alimentação ou medicamentos, simplesmente exclua o fator de risco para resolver a situação.
Em outros casos, especialmente se o paciente foi submetido a cirurgia, extração de dentes, se sofreu um acidente de carro ou se a dor de cabeça é de origem cervical, o tratamento mais indicado é o manual, para remover aderências, dissolver as contraturas e devolver a elasticidade muscular para uma mobilidade articular adequada.
Com a fisioterapia manual (como a manipulação miofascial ou exercícios de Mckenzie) se elimina a causa da dor, portanto sua eficácia é a longo prazo.

Se a causa da dor de cabeça é o bruxismo, você pode corrigi-lo com uma placa para bruxismo para manter durante a noite.

 


Quais medicamentos podem ser tomados?

Os medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, se tomados atempadamente, podem atenuar ou resolver a dor durante esse episódio, mas não agem sobre a origem da dor de cabeça, portanto depois de dois dias a dor pode voltar.

 

Remédios naturais

Existem muitos possíveis remédios caseiros para a cefaleia tensional.
Alguns estudos mostram que a acupuntura é útil para reduzir temporariamente a dor causada pela cefaleia tensional.
O esporte é um excelente remédio para a cefaleia tensional, porque reduz a tensão nervosa e melhora a funcionalidade de todo o corpo.
Não colocar gelo em contato com a testa ou as áreas dolorosas, evite colocar uma compressa fria no pescoço.

 


Quanto tempo dura a cefaleia tensional? O prognóstico

O tempo de cura é difícil de estabelecer porque a dor de cabeça aguda pode durar de algumas horas a 3 dias, mas no caso da dor de cabeça crônica o paciente pode ter uma recaída quase todos os dias.

Leia também

Deixe uma resposta