Dor no nariz

 

INDICE



Quais são as doenças que causam dor no nariz?

A dor no nariz é um sintoma da doença do nariz e seios paranasais: um diagnóstico precoce e um tratamento adequado impedem a passagem da forma aguda para a crônica e o desenvolvimento de complicações.
O nariz tem duas cavidades nasais que comunicam atráves das narinas: estas cavidades são revestidas com muco e são separadas por uma parede chamada de cartilagem do septo nasal.

Os ossos nasais formam a parte superior do nariz externo, enquanto a parte inferior é composta pela cartilagem.


Causas de dor no nariz

1. Nas doenças cutâneas do nariz externo, por exemplo uma espinha, a dor no nariz é intensa, muitas vezes se espalha para o rosto e o mesmo lado da cabeça. A dor é aguda quando você toca a espinha, também aumenta proporcionalmente com o inchaço.

2. Qualquer tipo de trauma no nariz, por exemplo se o paciente cai, leva uma pancada ou bate com o nariz contra algo duro, se desenvolve uma inflamação e dor. Por exemplo, o nariz torto indica a fratura ou a inclinação dos ossos nasais, geralmente é acompanhado por sangramento e hematomas no lado afetado (esquerdo ou direito) e perto dos olhos. Em casos raros, o paciente também tem sérias dificuldades em respirar.

3. Na sinusite (inflamação aguda dos seios paranasais), a dor é intensa: este é o sintoma de uma redução do fluxo das secreções do nariz e seios paranasais, para o encolhimento e às vezes o fechamento completo de uma cavidade nasal. A localização da dor varia de acordo com o seio paranasal envolvido na inflamação: por exemplo, se é interessado o seio frontal o paciente percebe a dor especialmente na área da testa, raramente é sentida nas bochechas, maçãs do rosto e nos dentes.
A dor ocorre em um determinado momento do dia, a dor aumenta durante a noite e o paciente queixa-se nas primeiras horas da manhã, além disso a dor aumenta ao toque (quando se aplica uma pressão) sobre as paredes dos seios paranasais inflamadas, por exemplo a frente para o seio frontal e as bochechas para o seio maxilar.
Se o paciente tem inflamação do seio frontal e de outros seios paranasais, muitas vezes percebe a dor na raiz do nariz e no interior dos olhos.
O muco ou catarro pode descer na garganta e provocar dor de garganta.

4. A dor nos seios paranasais na sinusite crônica não é tão intensa e muitas vezes é acompanhada por uma cefaléia com uma reduzida atividade física e mental do paciente. A dor de cabeça não é constante, mas aumenta durante a exacerbação da doença, causando o aumento do fluxo de sangue para o cérebro.

5. A rinite (inflamação da mucosa nasal) é uma doença frequente e aparentemente inofensiva. A cavidade nasal é a “porta de entrada” do trato respiratório, através da qual passa o ar, além disso, esta área é ricamente inervada. Portanto, todo o corpo reage aos disturbios mesmo pequenos das funções fisiológicas do nariz: por exemplo o corrimento nasal que provoca uma grande preocupação no paciente, até mesmo ele pode perder o apetite de repente. As secreções nasais são irritantes, causam nervosismo e geram hábitos prejudiciais, geralmente o paciente tem um risco aumentado de contrair outras doenças.

Além disso, a interrupção da respiração nasal normal tem um impacto negativo sobre o sistema cardiovascular, sobre a pressão intraocular e cerebrospinal, os órgãos respiratórios, na circulação linfática, no fluxo sanguíneo cerebral, nas funções cerebrais, etc.
Em caso de resfriado, o paciente muitas vezes sopra o nariz, a consequência é a inflamação da pele ao redor das narinas, especialmente quando a temperatura do ambiente estiver fria porque a pele é mais dura.
O frio também provoca congestão  nasal e ouvidos entupidos.

6. Os pacientes que sofrem de rinite alérgicatoda vez que inalam poeira, pólen, fumo, bactérias e outros poluentes têm espirros, dores de cabeça, nariz escorrendo e inchado, entupido, avermelhado e também dór especialmente quando sopram muitas vezes.

pólipos nasais,nariz7. Os pólipos nasais são massas benignas em forma de lágrima: os pacientes com pólipos nasais têm nariz inchado e dolorido e muitas vezes sofrem de alergia.
Quando os pólipos nasais se tornam grandes o suficiente, podem obstruir o meato nasal, a conseqüência é a produção e coleta de muco, dor facial e outros sintomas semelhantes a sinusite.
Se eles continuam a crescer, podem infiltrar-se nos ossos e até mesmo alterar a forma do nariz

8. Os corpos estranhos no interior do nariz são comuns entre as crianças, mas também são vistos em adolescentes e adultos: geralmente causam nariz inchado e dolorido. Se o corpo estranho (como uma pérola ou um brinquedo pequeno) é bloqueado e permanece no nariz por uns dias, pode danificar a mucosa e causar uma infecção, com possível sangramento ou uma secreção amarelada ou verde com mau cheiro.

9. Infecção causada por piercing. Depois de colocar um piercing no nariz, pode ocorrer uma infecção no ponto ao redor do piercing.



10. A dor pós-operatória pode ter uma duração mínima de 2/3 dias por causa da inflamação aguda, mas alguns pacientes sentem dor por algumas semanas em caso de complicações.
As operações mais freqüentes são a rinoplastia, a correção do desvio do septo nasal e a remoção de pólipos.

11. A rinite hipertrófica é uma consequência da rinite catarral crônica: esta última é favorecida por alguns fatores de risco tais como o desvio do septo nasal ou inalação de poeira ou gases irritantes, mas mais frequentemente a causa é uma inflamação crônica dos seios paranasais e amígdalas. Os pacientes com uma rinite hipertrófica muitas vezes têm dificuldades para assoar o nariz, uma sensação de nariz seco, freqüentes hemorragias nasais e um olfato reduzido.

12. A nevralgia do nervo nasociliar ocorre em pessoas relativamente jovens, até aos 40 anos de idade: é caracterizada por uma dor aguda, intensa e ardor nos olhos e nariz que irradia para o mesmo lado do rosto. Estes ataques de dor ocorrem frequentemente durante a noite, duram dezenas de minutos, às vezes um par de horas ou mesmo alguns dias. São acompanhadas por vários distúrbios neurodegenerativos, os mais frequentes são a hiperemia, o lacrimejamento ocular, a rinorréia (coriza) e o inchaço da mucosa nasal no lado do rosto onde aparece a dor.

 

13. Os óculos podem causar dor na área onde apoiam sobre o nariz. Os óculos provocam mais dor se não são simétricos, por exemplo quando caem a armação pode tornar-se um pouco torta.

14. Dor psicossomáticas, a ansiedade pode causar dor no rosto durante os períodos mais estressantes.

15. O tumor no nariz e seios paranasais pode causar dor, congestão nasal, muco e sangramento nasal, dor de cabeça, formação de massas no palato e dificuldade de mastigação.


Dor no nariz, anatomia, seios, conchas nasais, garganta, bocaDor dentro do nariz

A dor percebida dentro do nariz vem de cada fator que provoca uma irritação das vias nasais:

  • Lesão nasal e formação de crostas: esta é a causa mais óbvia de dor
  • Abuso de cocaína: geralmente isso ocorre em viciados em cocaína.
    O nariz atua como uma tela protetora contra elementos externos, incluindo bactérias e poeira no ar que respiramos: em alguns casos, as bactérias (especialmente o estafilococo) são uma porta de entrada para o organismo na cavidade nasal e causam uma infecção muito dolorosa
  • Uma infecção local do nariz pode começar com uma espinha pequena e avermelhada que engrossa e cresce até se tornar uma lesão dolorosa, possivelmente preenchida com pus.
  • Alergia: uma reação alérgica ao pólen, vapores químicos ou ao fumo provoca uma ferida dolorosa no nariz.
  • Às vezes uma pequena úlcera se desenvolve dentro do nariz por um espirro ou porque o paciente sopra o nariz muito forte e danifica a superfície da mucosa nasal e a ponta do nariz.


Dor em um lado do nariz

Às vezes a dor aparece apenas em um lado do nariz: pode progredir para ambas as narinas ou permanecer daquele lado do nariz. Essa dor é a conseqüência de um desses fatores, tais como infecções nasais, sinusite, pólipos nasais ou outras doenças do nariz. Um ciclo de antibióticos e sprays nasais cura o paciente desta dor e inflamação.


Sintomas que ocorrem junto com a dor no nariz

Os sinais e sintomas mais frequentes de um paciente que tem dor no nariz são:

  • Inflamação e inchaço do nariz
  • Nariz seco ou com coceira
  • Lesão ou deformidade nasal
  • Perda do olfato
  • Congestão e obstrução nasal
  • Secreção nasal ou coriza amarelada, branca ou esverdeada
  • Hemorragias nasais
  • Úlceras
  • Neoplasias da pele
  • Feridas ou pústulas na base dos pêlos nasais

traumatismo,craniano,perda,olfato


Tratamento para dor no nariz

Terapia farmacológica
Para uma dor no nariz é sempre melhor consultar um médico que pode prescrever antibióticos, mas às vezes pode ser necessária uma cirurgia, por exemplo, a drenagem de um abcesso ou pus, a reparação do nariz ou a remoção de um pólipo.
Depois de comer, o paciente pode tomar um medicamento analgésico ou antiinflamatório como o paracetamol ou ibuprofeno.
Se o nariz está congestionado devido a uma alergia ou sinusite, os sprays nasais, anti-histamínicos e medicamentos descongestionantes nasais são úteis, no entanto, uma mulher grávida deve consultar um médico antes de tomar o medicamento.


Remédios naturais para dor no nariz

Em qualquer caso, para alívio imediato da dor no nariz, aqui estão algumas dicas úteis:

  • Em primeiro lugar, não coloque o dedo ou outro objeto dentro do nariz: provoca uma infecção nasal ou sangramento. Além disso, o paciente não deve assoar o nariz com muita força, mas suavemente.
  • No nariz, você pode aplicar gelo envolvido em uma toalha para reduzir o inchaço e a dor: segurar por 15-20 minutos cada vez, até 3 vezes por dia.
  • Usar um travesseiro para manter a cabeça elevada quando o paciente está deitado: isso ajuda a drenar o muco e permite ao paciente de respirar e dormir mais confortavelmente.
  • É necessário evitar o fumo e o álcool que pioram os sintomas, mas é necessário ficar longe de pólen, poeira ou outros irritantes porque eles causam reações alérgicas.