Dor no calcanhar

 

ÍNDICE

A dor no calcanhar (talalgia) é uma doença inflamatória que causa dor no talão. É um termo geral que inclui várias doenças.
Este osso é o mais posterior dos ossos do pé, é o primeiro que apoia no chão quando você caminha e recebe contínuas solicitações mecânicas.
Quando se caminha ou corre, o calcâneo fica localizado entre o tornozelo e o solo, então ele tem um papel fundamental.

Técnica de mobilizacao do calcanhar, pé, teste, avaliação, diagnóstico, inflamação, sinotmas, dor, terapia, cuidados, alongamento, osteopatia, fisioterapia e reabilitação, esportes, peso, cálcio, saltos altos, suporte, passo, caninhada ,plantale cuidados .

Dor no calcanhar, exercício para a rigidez

A dor no calcanhar afeta o pé esquerdo e direito igualmente.

É possível usar o termo genérico de talalgia para indicar a dor debaixo do calcanhar, ou em torno do perímetro exterior e interior, assim ele se destaca dos outros transtornos do calcanhar como o esporão.
Esta condição também é conhecida como fascite e afeta principalmente os atletas que praticam futebol e atletismo.

 


Quais são as causas da dor no calcanhar?

A dor no calcanhar pode ser causada por alterações anatômicas e fisiológicas do pé como pé chato ou pé cabo, ou seja, um achatamento do arco do pé ou um aumento.
O varismo e o valgismo do retropé podem provocar um mau apoio do pé no chão e aumentar a tensão sobre as estruturas traseiras ou laterais do calcanhar, tornozelo, joelho e quadril.

O tipo de calçado usado pode ser a fonte da talalgia, especialmente em atletas.
Uma mulher que geralmente usa sapatos de salto alto, se começa a usar as sapatilhas pode sobrecarregar o tendão de Aquiles porque o sapato baixo provoca um alongamento do tendão e pode ter uma contratura do músculo da panturrilha.

As pessoas que praticam futebol, caminhadas, basquete, vôlei, atletismo e outros esportes onde se sobrecarga particularmente o pé, são as que desenvolvem mais facilmente uma talalgia.
Os terrenos em que os atletas correm ou jogam podem ser um fator que contribui para o surgimento de talalgia, na verdade correr no asfalto ou em superfícies duras causa microtraumas repetitivos na articulação durante o apoio.


Um treinamento atlético desequilibrado ou a retomada de um treinamento muito intenso após uma longa pausa podem traumatizar o calcanhar causando dor.
As pessoas idosas desenvolvem uma inflamação de calcanhar devido à degeneração e afinamento do tecido adiposo localizado sob o calcanhar, que ocorre com a idade.

Raramente, a causa é uma batida ou um trauma súbito, excepto no caso de entorse que causa dor na lateral do tornozelo, calcanhar e astrágalo.
A bursite do calcâneo dói atrás do calcanhar (abaixo do tendão de Aquiles). Este distúrbio pode ser causado por um trauma ou atrito com o sapato.

Dor noturna no calcanhar

As doenças reumáticas como a artrite reumatoide, artrite psoriática e a gota (provocada por níveis elevados de ácido úrico no sangue) muitas vezes causam dor no pé e o calcanhar, dia e noite.
A gota pode causar dores móveis, pode aparecer hoje na frente e amanhã por trás do pé.

Outras causas de dor aguda no calcanhar que se pode sentir à noite são:

 

Quais são os sintomas da dor no calcanhar?

Dor no calcanharO principal sintoma é a dor no pé sob o calcanhar, especialmente de manhã quando a pessoa se levanta da cama.
Durante o dia tende a diminuir até que ela desaparece, mas se estiver muito tempo sentado, ao levantar a dor volta.

 


Como é feito o diagnóstico da dor no calcanhar?

É importante localizar precisamente a área dolorida, porque se o desconforto estiver concentrado em um ponto sob o calcanhar e no interior será causado provavelmente por esporão ou fascite plantar, se a dor for na parte superior do calcanhar provavelmente é provocada por uma tendinite insercional do tendão de Aquiles, etc.
A dor no calcanhar pode ocorrer junto com ardor e formigamento em caso de doenças nervosas, como a síndrome do túnel do tarso ou a dor ciática (inflamação do nervo ciático, que começa na coluna lombar e chega aos dedos dos pés).

 

Os exames instrumentais mais úteis são:

  • radiografia que mostra os possível osteófitos ou esporões do calcanhar;
  • ultrassonografia para destacar uma inflamação da fáscia plantar, do tendão de Aquiles e outros ligamentos;
  • Exames de sangue para verificar o nível de ácido úrico e anticorpos ANA, que são usados para diagnosticar uma doença reumática como a gota ou artrite reumatoide.
  • A ressonância magnética que se executa muito infrequentemente e permite ver todos os músculos, tendões, ossos, ligamentos, etc.

 calcanhar,nervos,e,artérias

O que fazer? Qual o tratamento mais adequado para a dor no calcanhar?

A melhor maneira de tratar a talalgia é localizar a causa e eliminá-la, resolver a inflamação e prevenir as recaídas.
Medicamentos anti-inflamatórios, tomados sob a forma de comprimidos, podem proporcionar alívio temporário, mas sozinhos não vão agir sobre as causas da doença.
As infiltrações de cortisona resolvem a inflamação, mas podem enfraquecer os tendões e as bandas do pé.

Em caso de doenças reumáticas como gota deve prosseguir com a terapia medicamentosa recomendada pelo médico reumatologista ou mudar a dieta e alimentação.

 

Remédios naturais e fisioterapia

Um esportista que exagera nos exercícios físicos precisa de um período de repouso para não piorar e para evitar que se torne uma inflamação crônica.

As terapias a seguir podem ajudar a aliviar a dor no calcanhar:

  • Aplicar gelo na área dolorida. O gelo precisa ser colocado pelo menos duas vezes por dia durante 10-15 minutos, especialmente nos primeiros dois dias.
  • Usar sapatos adequados.
  • Colocar um salto de silicone nos sapatos ou palmilhas ortopédicas.
  • Use uma órtese durante a noite.

Para resolver a inflamação e corrigir os defeitos posturais, como pé torto, valgo ou varo, a terapia mais eficaz é T.E.C.R.® (Transferência de energia capacitiva e resistiva) associadas ao uso de palmilha ortopédica.
É útil continuar com o alongamento do tendão de Aquiles para restaurar a mobilidade do pé e a elasticidade do tecido conjuntivo e da fáscia plantar.

Leia também:

Deixe uma resposta