Ansiedade e stress

INDICE


 

A maioria das pessoas sofre de ansiedade e stress em certos períodos. O estresse pode ser provocado por um evento que causa frustração e nervosismo.
A ansiedade é um sentimento de medo, preocupação ou desconforto.
A ansiedade e o stress podem atacar em qualquer idade, na infância, na adolescência ou na vida adulta.

Exemplos de normal stress e ansiedade são a preocupação de encontrar um emprego, o nervosismo antes de um grande teste ou constrangimento em determinadas situações sociais.

Ansiedade, stress
No entanto, o stress e a ansiedade podem indicar um problema mais grave se interferem com a vida diária.

Se o paciente evita certas situações por causa de medos irracionais ou está constantemente preocupado por um evento traumático que aconteceu algumas semanas antes, é necessário falar com o médico. Muitas vezes, a ansiedade é acompanhada por depressão.


 

Quais são as causas de ansiedade e stress?

Para a maioria das pessoas, o estresse e ansiedade vêm e vão.
Eles geralmente ocorrem após um estímulo particular, mas depois desaparecem.
Os estressores mais freqüentes são:
– mudança de casa
– iniciar uma nova escola ou trabalho
– uma competição de esporte
– Doença ou acidente
– Ter um amigo ou membro da família doente ou ferido
– Morte de um membro da família ou um amigo
– Casamento
A Gravidez
Ter um bebê

Os medicamentos que contêm estimulantes podem agravar os sintomas de ansiedade e estresse .

Os medicamentos que podem agravar os sintomas são:

– Medicamentos para a tireóide

– Inaladores para asma

– Pílulas para emagrecer

Também o consumo regular de cafeína, cocaína e álcool pode agravar os sintomas.


 

Distúrbios ligados à ansiedade e estresse

Estresse e ansiedade que ocorrem frequentemente ou parecem exageradas, podem ser sinais de um transtorno de ansiedade. Quase 40 milhões de americanos sofrem de transtornos de ansiedade. Os indivíduos com esses tipos de transtornos se sentem ansiosos e estressados diariamente e têm medos irracionais (fobias). Os transtornos de ansiedade mais frequentes são:

O transtorno do pânico é uma doença que provoca momentos de extremo medo, taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos) e falta de ar. É comumente conhecido como um ataque de pânico

Estresse pós-traumático (TEPT): é um distúrbio que pode causar alucinações ou ansiedade devido a uma experiência traumática do passado

Fobia social: é uma doença que causa uma intensa ansiedade em situações de interação com os outros.

Transtorno obsessivo-compulsivo: é um distúrbio psiquiátrico que causa pensamentos recorrentes e obsessão para completar certas ações rituais

Agorafobia.As pessoas que sofrem de ataques de pânico, as vezes, têm medo de ir em lugares onde pode ser impossível de obter ajuda ou chegar em casa facilmente. Esse distúrbio é chamado de agorafobia. Geralmente, os lugares evitados são lojas lotadas, longas filas, dirigir , elevadores, restaurantes, igreja, ou simplesmente ficar em um lugar longe de casa.


 

Qual é a diferença entre o estresse e ansiedade?

Estresse e ansiedade não são completamente diferentes. Em muitos aspectos, a ansiedade pode ser considerada o estresse crônico e o estresse crônico pode ser um fator de risco para transtorno de ansiedade.
Suas semelhanças e suas relações são algumas das razões pelas quais as pessoas que sofrem de um desses distúrbios por um longo período, muitas vezes também sofrem do outro disturbio por muito mais tempo.
Não è bem claro o porque a ansiedade e o estresse se influenciam um ao outro, mas existem várias razões possíveis. Por exemplo:

– Fraca resposta às dificuldades, tanto a ansiedade como o estresse são muitas vezes ligados aos problemas da vida. Ter problemas por um longo período de tempo pode degradar a pessoa e assim promove a novos problemas.
Problemas hormonais, uma outra causa provável de ambos os transtornos pode ser um problema mental ou corpóreo. Estas resultam de uma doença que continua por um longo período de tempo.
Se pensa que o corpo elimina os neurotransmissores errados (substâncias químicas cerebrais), tais como a adrenalina e o cortisol porque eles tornam-se mais difíceis de ajustar.

Pensamentos negativos, tanto o stress que a ansiedade provocam pensamentos negativos. Por exemplo, uma pessoa estressada acredita que está destinado a ter problemas no futuro. Isto causa ansiedade e assim por diante.


 

Sintomas físicos de ansiedade e stress

A ansiedade também pode ser vista como uma reacção ao stress. Estima-se que 18% dos americanos sofrem de transtornos de ansiedade. Os sinais físicos e sintomas que podem ser observados em indivíduos que sofrem de ansiedade são:

Transpiração: É um dos sintomas comumente observados. Muitas vezes, é uma reacção fisiológica de ansiedade que se pode verificar devido ao nervosismo, vergonha, raiva ou medo.

Formigamento: o paciente sente formigamento nas mãos e pés, muitas vezes também tem calafrios.

Tremor: o tremor, que pode ocorrer como uma reação de ansiedade, pode ter uma causa bem enraizada. O paciente se agita ou treme por causa de mudanças bioquímicas que ocorrem no seu corpo. Essas alterações afetam diretamente o sistema nervoso e o cérebro.

-Dificuldades para respirar: a ansiedade também pode causar dificuldade na respiração. Isto é devido a um aporte insuficiente de oxigênio no corpo. O indivíduo que sofre deste distúrbio também pode ter vertigem ou tonturas nesta fase.



-Dor no peito: O paciente pode sentir um aperto no peito. A dor no peito é muitas vezes confundida com um ataque cardíaco. A dor no peito pode ser leve, mas também intensa.

Língua branca: este sintoma é causada pela alteração da composição da saliva causada por uma Hiper solicitação das glândulas supra-renais.

dor de estômago, ansiedade, stress-Estômago: A ansiedade causa dor de estômago e gastrite.

-Náusea e vômito: estes sintomas resultam em diferentes Estados do corpo, incluindo a ansiedade. A náusea é a forma com a qual o sistema nervoso central reage à ansiedade.

O ciclo menstrual : o estresse e ansiedade podem causar um atraso no ciclo.

-Declínio na vista: ansiedade pode causar perda de visão temporária.

Zumbido: em alguns casos se sentem zumbidos nos ouvidos.

A maior parte dos sintomas e das consequências causadas pelo stress são semelhantes aos de ansiedade.

-Defesa imunológica baixa O estresse prolongado pode baixar a defesa imunológica da pessoa, muitas vezes causando infecção. O paciente ha mais probabilidade de sentir dor em diferentes partes do corpo.

-Dor de cabeça: o estresse pode causar dor de cabeça e enxaquecas que podem afetar a vida diária.
A sensação de opressão na cabeça pode certamente interferir com a rotina.

-Coração e circulação: A ansiedade causa a pressão alta, o batimento cardíaco acelerado e pode causar até mesmo a extra-sístoles.

Fadiga: um indivíduo sob stress durante um longo período pode sentir cansaço.

-Problemas digestivos: O estresse pode causar sintomas diferentes em pessoas diferentes. Por exemplo, em alguns pode causar diarréia ou constipação.

-Dores: o paciente pode sentir frequentemente dores musculares em várias partes do corpo.

-Insônia:O estresse prolongado também pode afetar os ritmos regulares de sono, causando insônia.

-Acne: A ansiedade pode causar a formação de espinhas e acne.

O Estresse e ansiedade podem fazer engordar ou emagrecer, depende da reação pessoal.
Algumas pessoas se desabafam comendo, enquanto outros têm uma perda de apetite e um nó na garganta.

Existem mulheres que têm medo de ter um aborto espontâneo a causa da ansiedade, mas isso realmente não acontece assim.


 

Dor torácica por estresse e ansiedade

  • Tanto homens como mulheres podem sofrer de dor torácica devido ao estresse.
  • O tipo de dor torácica causada por estresse é muito semelhante ao infarto.
  • A dor torácica, sem nenhuma causa médica conhecida, é geralmente considerado como um sintoma de ansiedade ou de stress.

Outros efeitos nocivos do estresse são dores de cabeça crônicas, dores nas costas, problemas cardíacos, dor no ombro, etc.

Embora o stress é uma das causas menores de dor torácica e, geralmente, não envolve os efeitos a longo prazo, não deve ser ignorado. recomenda-se consultar o médico imediatamente para um controle.


 
Como combater a ansiedade? Remédios naturais para ansiedade e o stress

Quando se sente ansiedade ou stress, as curas naturais podem ser muito úteis:

-Relaxar um pouco ajuda a liberar a mente dos problemas, por exemplo, se pode praticar ioga, ouvir música, meditar ou aprender técnicas de relaxamento.

-Os óleos essenciais são úteis para superar a ansiedade e o estresse, è aconselhàvel massagear as têmporas e a nuca com algumas gotas de lavanda, melissa ou incenso.

-Comer refeições bem equilibradas. Não pule as refeições. Faça lanches saudáveis e energéticos.
Uma dieta rica em vitaminas e minerais é essencial para viver mais serenamente, por exemplo a falta de zinco ou magnésio pode causar ansiedade.
Os açúcares fazem mal ao corpo e a mente, então è aconselhàvel evitar os doces, especialmente aqueles que se compram no supermercado.

-Limitar àlcool e cafeína, que podem causar ataques de ansiedade.

-Dormir bastante. Quando o corpo está estressado precisa de mais sono e repouso.

As pessoas que têm dificuldade em adormecer podem tomar um suplemento de valeriana que tem um forte efeito calmante.

Entre os produtos da medicina herbal, também existe o espinheiro que é uma erva muito útil para relaxamento.


 

Algumas dicas de fitness

  • Fazer voluntariado ou encontrar uma outra maneira de ser ativo na comunidade. Isso cria uma rede de apoio e dá uma pausa do stress diário.
  • Descubrir as causas da ansiedade (trabalho, família, escola ou qualquer outra coisa que possa ser identificado)
  • Escrever em um diário os períodos de maior estresse e ansiedade para entender o motivo.
  • Conversar com alguém.
    Diga aos amigos e familiares aquilo que sente e explica o que eles podem fazer.
    É aconselhável conversar com um médico ou um psicoterapeuta para ter uma abordagem psicológica para o transtorno.
  • Mantener-se saudável para eliminar o estresse

Para obter maiores benefícios da atividade física, tente fazer pelo menos 2 horas e meia de atividade física de moderada intensidade (por exemplo, caminhada) cada semana, 1 hora de atividade mais intensa (como correr ou nadar) ou uma combinação de ambos.

5 x 30: corrida, caminhada, bicicleta ou dança, três a cinco vezes por semana durante 30 minutos.

Ter pequenos objetivos quotidianos e constantes, em vez da perfeição. É melhor andar por 15-20 minutos todos os dias, em vez de esperar para o fim de semana para fazer uma maratona de três horas.

Vários dados científicos mostram que o importante é a frequência.
Procurar exercícios divertidos e agradáveis.
As pessoas extrovertidas geralmente gostam de fazer aulas e atividades de grupo.
Em vez, as pessoas mais introvertidas preferem uma atividade solitária. Procurar uma distração com um iPod ou outra mídia portátil para baixar música ou audiolivros.

Muitos acreditam que é mais divertido fazer atividade física ouvindo algo que da satisfação.

Encontrar um “parceiro de treinamento”.

Muitas vezes é mais fácil continuar a fazer atividade física quando tem um acordo com um amigo, um parceiro ou colega.

As pessoas mais sedentárias necessitam de cerca quatro a oito semanas para se sentir em forma.


 

Remédios de ervas medicinais

Entre as flores de Bach para a ansiedade e o estresse existem:
Rock Rose – serve para as pessoas que têm medo de qualquer evento inesperado.
Oak – é útil para as pessoas que sentem a opressão causada pelo excesso de compromissos e responsabilidades.


 

Quanto tempo demora? O prognóstico

É difícil estabelecer a duração, para notar o desaparecimento dos sintomas precisa de uma abordagem mental diferente dos problemas.

 

 

    Leia também