Pompage no pescoço


O que é o pompage?

O pompage é um tipo de terapia manual osteopática que consiste em uma tração suave do pescoço e relaxamento. É realizada em pacientes com dor nas articulações e espasmos musculares.

ÍNDICE


Esta técnica é usada principalmente na região cervical para o tratamento da artrose, retração dos músculos e do tecido conjuntivo, nevralgia cervicobraquial, etc.
Nas articulações, ajuda a melhorar a circulação e a nutrição da cartilagem.
Nos músculos, é usado para tratar a retração dos tecidos moles e contraturas dolorosas.

 

Como é realizado?

O pompage se executa em três fases:

  • Tração
  • Manter a tensão
  • Relaxamento

A primeira parte é uma tração suave e regular que não deve estirar os tecidos além de sua flexibilidade fisiológica.
Se exceder esse limite, o organismo pode reagir ao pompage com uma contração ou espasmo muscular, por isso pode causar o efeito oposto.
A tensão na coluna cervical deve ser mantida por cerca de 30 segundos, o terapeuta pode escolher se prolongar a duração do pompage se o problema do paciente estiver relacionado com os músculos.
Este passo é essencial para o relaxamento muscular.

A terceira parte da técnica é o relaxamento da tensão, deve ser muito lento para melhorar a circulação e a nutrição da cartilagem, é o passo mais importante na artrose e na degeneração articular.
Esta fase do pompage também serve para reduzir a tensão do tecido conjuntivo presente em qualquer área do corpo, é fundamental porque estima-se que aproximadamente 70% do volume do corpo é composto de tecido conjuntivo.

De acordo com a inclinação da cabeça e do pescoço, é possível concentrar a tração nas primeiras vértebras cervicais (C1 e C2) ou nas vértebras inferiores (C5-C6 e C7).
Para ter uma maior tração sobre as articulações interapofisárias, você deve inclinar ou girar a cabeça do lado oposto àquele em que se quer trabalhar.

O pompage cervical pode proporcionar benefícios para o resto da coluna, em alguns casos, elimina a dor e a limitação de movimento em pacientes com dor lombar ou dor nas costas.

Leia também

Deixe uma resposta