Massagem terapêutica

ÍNDICE

A massoterapia é um termo genérico para indicar a massagem terapêutica, geralmente é realizada na coluna cervical ou lombar.
A massagem terapêutica é uma das curas mais antigas e mais eficazes que provoca efeitos diferentes:
• Melhora a circulação sanguínea e linfática;
• Alivia contraturas musculares;
• Liberar as aderências entre os músculos superficiais e profundos.


Massagem terapêutica

Existem vários tipos de massagem: transversa profunda, do tecido conjuntivo, desportiva, anticelulite, drenagem linfática, etc.
O tipo de massoterapia mais utilizado pelos fisioterapeutas é aquele “clássico” ou “sueco” que tem um efeito descontraturante.
Existem camas e cadeiras especiais para manter o paciente em uma posição confortável. Como parte da terapia física, existem outros tipos de massagem terapêutica:

• A massagem transversa profunda utilizada para tratar a tendinite
• Massagem miofascial para tratar a dor causada do tecido conjuntivo
• Massagem de drenagem linfática ou linfa que é efetuada como uma terapia para o linfedema

Como fazer a massagem?

Podemos tratar todo o corpo ou apenas determinadas áreas, é realizada no pescoço, costas e na coxa (quadríceps). As mãos do fisioterapeuta devem se mover ao longo da direção das fibras dos músculos superficiais, seguindo a direção da circulação venosa, ou seja, no sentido do coração.
Na minha experiência, a massagem terapêutica que dá os melhores resultados é intensa e profunda, mas não deve ser aplicada com muita força porque pode fazer mal ao paciente.
Para a execução da massagem se utilizam óleos essenciais ou cremes, assim se aquece o corpo, melhorando a circulação sanguínea (hipertermia). O fisioterapeuta deve ter uma postura confortável e é importante que faça este tratamento delicadamente.

Quais são os efeitos?

Este tratamento dá bons resultados no tratamento da dor no pescoço, dores nas costas e dor na coluna lombar, alivia os sintomas da inflamação, também diminui a rigidez e a dor causada por estresse ou tensão emocional.

Geralmente, a massagem terapêutica cervical alivia os sintomas da cefaleia tensional que se originam do pescoço. É usada no tratamento de cicatrizes pós-cirúrgicas porque ajuda a liberar as aderências dos tecidos e torna mais macio e suave o movimento. Além dos benefícios no corpo, a massoterapia tem um efeito relaxante, particularmente nas pessoas ansiosas, melhora o humor, distraí do estresse e preocupações do dia e do estresse.
Os efeitos diretos são:

• Melhora a circulação: acelera o transporte de oxigênio, de nutrientes e a remoção de resíduos metabólicos.
• Tem uma ação antiestresse sobre os músculos, alivia a dor muscular, a dor na coluna e a dor cervical;
• Fortalece o sistema imunológico, pois estimula a circulação linfática que elimina: vírus, bactérias, resíduos, toxinas, etc.;
• Libera as aderências dos tecidos superficiais e profundos;
• A nível dos nervos, eleva o limiar da dor e acelera a condução nervosa;
• O calor desenvolvido na área tratada provoca os típicos efeitos da terapia de calor (vasodilatação, hipertermia, aceleração de reações celulares e aumento da elasticidade das fibras de colágeno dos tendões).

As principais manobras são:

Trapézio Roule grampo, massagem terapêutica, dor de garganta, pescoço, braço, formigamento, reflexos, hiporreflexia, inflamação, contratura, fisioterapia, reabilitação, dor, mágoa facada, queimadura, costas, costelas, costelas, intercostal, esterno, irradiado, massagem de manipulação,
Manobra de Petrissage (amassamentos)
Manobra Effleurage (Deslizamento), massagem terapêutica, dor de garganta, pescoço, braço, formigamento, reflexos, hiporreflexia, inflamação, contratura, fisioterapia, reabilitação, dor, mágoa, esfaquear, queimar, costas, costelas, costelas, intercostal, esternal
Manobra de Effleurage (Deslizamento)

Effleurage (Deslizamento): A palma da mão desliza sobre a pele do paciente; é efetuada no início e no término do tratamento com um leve toque que promove um relaxamento agradável. Se o tratamento começa com uma fricção profunda, o paciente torna-se mais rígido, portanto piora a situação. A velocidade e a pressão aumentam de forma progressiva, ou vice-versa com o final da sessão diminui lentamente. O terapeuta mantém contato com a palma da mão sobre a pele do paciente. O objetivo desta técnica é estabelecer um contato gradualmente e entrar em sintonia com o paciente. O ritmo deve ser lento e a intensidade deve causar uma sensação de relaxamento.


Petrissage (amassamentos): é uma manobra efetuada colocando as palmas das mãos juntas sobre o corpo do paciente. Os dedos devem ser alongados sobre a pele do paciente, a técnica consiste em colocar o dedo indicador perto do polegar da outra mão levantando os tecidos superficiais. A pressão é a mínima necessária para levantar uma prega de pele. Para uma melhor sensação do paciente, é melhor usar a eminência tenar da mão (logo abaixo do polegar) em conjunto com o polegar e o dedo indicador até a junta. Isso distribui a pressão sobre uma área maior. No pescoço, devido ao pequeno tamanho dos músculos, a petrissage é efetuada com as pontas dos dedos.


Manobra de vibração em um trapézio, massagem terapêutica, dor de garganta, pescoço, braço, formigamento, reflexos, hiporreflexia, inflamação, contratura, fisioterapia, reabilitação, dor, mágoa, facada, picada, pescoço, ombros, manipulação, massagem
Manobra de vibração
Manobra de fricção no trapézio, massagem terapêutica, dor de garganta, pescoço, braço, sensação de formigamento, reflexos, hiporreflexia, inflamação, contratura, fisioterapia, reabilitação, dor, mágoa, facada, picada, pescoço, ombros, manipulação muscular
Manobra de fricção

 

 

 

 

 

 

 

Fricção: é efetuada com as pontas dos dedos ou com a palma da mão.
Se aplica uma pressão intensa sobre a área a ser tratada, movendo a mão em forma circular ou transversal.
Esta manobra tem um efeito de aquecimento, remoção de aderências do tecido e separação das cicatrizes, também torna mais elásticos os músculos tratados.

Em comparação com o deslizamento é mais enérgico e penetra mais em profundidade.
É particularmente adequado para tratar a coluna porque é composta por 3 camadas superpostas de músculos.
Os pacientes que sofreram uma lesão muscular, após a fase de cicatrização podem precisam de uma massagem transversa profunda que usa um tipo de fricção que libera as aderências, melhora a elasticidade dos músculos e reduz a inflamação.

Vibração: é efetuada pressionando sobre o corpo com a palma da mão, realizando simultaneamente pequenos movimentos transversais muito rápidos, como se a mão tremia. Também pode ser efetuado com os dedos dobrados, apoiando apenas a ponta dos dedos para ter um efeito mais profundo e mais intenso. Existe um efeito sedativo e muito relaxante sobre o corpo e por esta razão é uma das primeiras manobras que são executadas após o deslizamento.

Toque manobra no trapézio, massagem terapêutica, dor de garganta, pescoço, braço, formigamento, reflexos, hiporreflexia, inflamação, contratura, fisioterapia, reabilitação, dor, mágoa, facada, picada, pescoço, ombros, leve massagem, manipulação
Toque manobra no trapézio
Espalhando óleo de massagem no pescoço e ombros antes de fazer a massagem, óleos essenciais, feito na Itália, o aquecimento, relaxando
Espalhando óleo de massagem no pescoço e ombros

 

 

 

 

 

 

 

Pince-Roulè: é efetuado com as duas mãos dos pés em direção à cabeça. É realizada sobre a coluna, pescoço, abdômen, enquanto no quadríceps e no tríceps sural é efetuada em sentido transversal. Consiste em levantar uma prega da pele entre a ponta do polegar e o índice/médio, como um beliscão. Com os polegares se preme apenas sobre o corpo do paciente, enquanto os outros dedos “caminham” e escorregam sobre a pele do paciente. É uma manobra que é usada para liberar as aderências de tecido, embora a primeira vezes pode ser irritante para alguns pacientes. Para realizar a terapia de massagem terapêutica, você precisa de um exame médico para determinar se existe alguma contraindicação.

As contraindicações são de dois tipos: geral ou local (ou seja, somente na área tratada).

Contraindicações gerais:
Febre
Pressão arterial alta, a massagem pode ser feita muito levemente, dando prioridade ao deslizamento
• Doenças infecciosas

Local (relativo apenas a área a ser tratada):

• Inflamação, a massagem pode agravar esta condição.
Fraturas ósseas: pode praticar apenas uma massagem evitando a área afetada.

• Problemas dermatológicos: tipo erupções cutâneas, queimaduras, lesões cutâneas, hematomas e bolhas.
• Câncer, porque a massagem pode acelerar a propagação através do sistema linfático devido a velocidade do fluxo sanguíneo.
• Distúrbios venosos com risco de desprendimento de êmbolos (tromboflebite, flebotrombose).

 

 

Dr. Massimo Defilippo Fisioterapista Tel 0522/260654 Defilippo.massimo@gmail.com
P. IVA 02360680355

http://www.facebook.com/fisioterapiarubierese?ref=hl

http://www.fisioterapiareggio.com

© Scott Maxwell – fotolia.com

    Leia também

Deixe uma resposta