Tendinite na mão

A tendinite dos flexores da mão é a inflamação dos tendões flexores na mão, se é aguda se chama de tendinite, enquanto se é crônica é definida tendinose e provoca a degeneração das fibras internas, mas é necessário muito tempo para o desenvolvimento desse distúrbio.

ÍNDICE


Os tendões são cordões fibrosos de tecido conjuntivo que unem os músculos aos ossos.
A bainha externa dos tendões é a única parte vascularizada que pode desenvolver uma inflamação.

flexor,abductor,arteria,ulnar,radial

© alamy.com

Em indivíduos predispostos que realizam tarefas manuais repetitivas, é possível desenvolver
uma tendinopatia.
Se a inflamação afetar a bainha sinovial do tendão se trata de uma de tenossinovite ou tenovaginite.
Os tendões que se originam do cotovelo e antebraço terminam ao nível da mão e dos dedos.
Na palma das mãos passam os flexores, enquanto no dorso escorrem os extensores.
Uma tendinite no nível da inserção do tendão é chamada de entesite.
A tendinite pode ser pós-traumática, neste caso é o resultado de um acidente, um escorregão, uma queda, uma bolada, etc.
É possível que se forme um cisto no tendão do punho de onde escorre o tendão inflamado.
Muitas vezes, as pessoas que sofrem de tendinite na mão tem outros distúrbios no braço, por exemplo uma tendinite do ombro ou o dedo em gatilho.

 


Quais são as causas da tendinite na mão?

A tendinite pode ocorrer de três maneiras:

  • Após um trauma
  • Com utilização excessiva de esportes, trabalhos e lazer
  • Por sobrecarga no esporte ou durante o trabalho
  • Geralmente a tendinite ocorre na mão direita, mas se uma pessoa for canhota tem mais probabilidade de sofrer do lado esquerdo
  • Aplicação de pressão por muitas horas, como o ato de amassar o pão (raro)
  • Durante a gravidez é mais fácil desenvolver uma tendinite por causa de desequilíbrios hormonais que ocorrem no corpo da mulher
  • Durante a lactação, a mulher suporta o bebê com o braço e sobrecarga os tendões, muitas vezes chegam em clínica pacientes com tendinite no dedo médio.

A tendinopatia dos flexores da mão e dos dedos afeta principalmente os músicos, especialmente guitarristas, baixistas, pianistas, saxofonistas.
Raramente o tendão flexor do polegar se torna inflamado, no entanto, a este nível é mais provável a tendinite do extensor curto e abdutor longo do polegar (síndrome de De Quervain).

síndrome,de,de,quervain
O gesto é repetido por muitas horas sobrecarregando os tendões que causam muito atrito e calor fluindo por outras estruturas: sacos serosos, ossos, tendões, ligamentos, etc., isso faz com que a inflamação se agrave.

Raramente ocorre uma tendinite pós-traumática após um acidente, uma queda sobre a palma da mão, um dedo em gatilho, jogar vôlei ou fazendo o goleiro de futebol, etc.
Existem algumas doenças orgânicas do tipo reumática: lúpus, artrite reumatoide ou síndromes metabólicas como a diabetes e a gota que podem causar enfraquecimento do tendão.

 


Quais são os sintomas da tendinite dos flexores da mão?

O principal sintoma é a dor nos dedos da mão no lado palmar.
O desconforto ocorre durante os movimentos, com o alongamento e pressionando sobre o tendão, se parece com uma pontada.

Geralmente se forma um pequeno derramamento interno, mas no externo não se sente a mão inchada.

Algumas pessoas têm a mão dormente porque se a tendinite é grave pode ocorrer a síndrome do túnel do carpo que causa dormência e formigamento nos 3 primeiros dedos (polegar, dedos indicador e médio).
A dor nunca é forte ou insuportável, mas depois de um longo período pode tornar-se irritante.
Os esportivos, pessoas que tocam guitarra ou donas de casa, etc., podem significativamente piorar seu humor por causa da tendinite que torna difícil ou impossível trabalhar e desempenhar suas atividades favoritas.
A moto e a bicicleta podem agravar os sintomas, quem sofre de tendinite pode ter dedos que vibram após 10/15′ minutos de viagens.


Como é efetuado o diagnóstico da tendinite na mão?

Para o diagnóstico pode ser necessária apenas uma consulta no médico.
Ele controla o histórico médico para saber os fatores de risco, qualquer trauma, trabalho e esportes.
Durante a consulta, o médico solicita ao paciente a contração dos músculos que inserem-se nos tendões afetados, provoca o alongamento do tendão e aperta sobre a área dolorida, para ver se os sintomas aumentam.

O médico pode pedir uma ultrassonografia para avaliar o estado dos tendões, uma eventual inflamação e a possível degeneração ou tendinose.
Se o tendão estiver engrossado com derramamento de líquido, a ultrassonografia mostra uma área hipoecoica.

 

Como é tratada? O tratamento para a tendinite dos flexores da mão e dos dedos

Para resolver este problema é necessário eliminar a causa porque se for resolvida somente a inflamação, ela pode tornar em breve.
O repouso na fase aguda é inevitável para não piorar a situação.

Se a causa da tendinite for uma má postura ao tocar (por exemplo, um guitarrista pode manter o pulso em flexão palmar, ao invés de em linha reta), é necessário corrigi-la a fim de relaxar o máximo possível o tendão.Tendinite na mão
Uma órtese (ou uma bandagem) é útil para as pessoas que devem realizar um trabalho manual, caso contrário é suficiente manter a mão e os dedos em repouso.

A fisioterapia mais eficaz é aquela manual; a mão é composta principalmente de ossos, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo.

É raro que os músculos e outras estruturas provocam os sintomas, portanto para resolver a tendinite é necessário soltar as aderências que se formam entre os tendões e os tecidos conjuntivos.
A manipulação miofascial é o tratamento que usam os centros especializados para a reabilitação das mãos e dos dedos.

Entre os tratamentos instrumentais, o tratamento com laser, ondas de choque e ultra-som são os mais adequados.

A natação é contra-indicada somente se causa dor, enquanto o ténis, basquetebol e voleibol são esportes a evitar.

Terapia farmacológica
Os anti-inflamatórios não esteroides como o diclofenaco (Voltaren) podem proporcionar alívio temporário, mas não resolvem o problema.
As infiltrações de cortisona não são recomendadas para os tendões porque enfraquecem o tecido e aumentam o risco de lesão no tendão.

 

Remédios naturais para a tendinite na mão

O alongamento pode ajudar na cura em alguns casos, mas é necessário ter cuidado porque o alongamento pode exacerbar os sintomas.
O gelo pode ser útil apenas na fase aguda, ou seja, nas primeiras 24 horas, se a tendinite for crônica as compressas de gelo não servem.
Após os primeiros dias é melhor o calor porque promove a reação das células.

Entre os remédios naturais existe a arnica; é possível colocar uma pomada com um efeito anti-inflamatório, mas não é muito eficaz.
Para as pessoas que usam o computador, é altamente recomendável usar um mouse pad com apoio de punho em gel.

 

Quanto tempo dura a tendinite na mão? Tempo de cura

A tendinite aguda pode durar cerca de duas semanas, mas é necessário manter a mão em repouso.
Se a dor persistir, significa que está se tornando crônica, nesse caso os tempos de recuperação são entre 2 e 4 meses com terapias adequadas.

Leia também

Deixe uma resposta