Tratamento para a dor na coluna

Os remédios para dor na coluna, causam menos efeitos colaterais da terapia medicamentosa (especialmente para as mulheres durante a gravidez ou durante a amamentação) e podem resolver a causa da doença.

Exercícios de ginàstica Corretiva

Exercícios de ginàstica Corretiva

Os remédios naturais serve para retomar as atividades da vida diária, logo que possível. No entanto, o excessivo alongamento ou atividades que resultam em mais esforços para a coluna lombar não é recomendado.
A maioria dos especialistas concorda que o repouso prolongado retarda a cicatrização. As pessoas quepermanecem na cama por períodos longos são mais propensas a desenvolver depressão, coágulos sanguíneos nas pernas e uma diminuição do tônus ​​muscular. Poucos pesquisadores aconselham permanecer por um período superior a 48 na cama ou com atividade reduzida. Em outras palavras, se levantar e permanecer em movimento na medida em que é possível.
Dormir de lado com um travesseiro entre os joelhos pode ser mais confortável, pois evita a tensão sobre os rotadores externos do quadril. Alguns médicos recomendam o decúbito dorsal com um travesseiro sob os joelhos.

Em caso de dor lombar aguda, não existe exercícios específicos para aliviar a dor ou melhorar a funcionalidade da coluna . O exercício é um benéfico para as pessoas que sofrem de dor lombar crônica para retornar às atividades normais da vida diária. Recomenda-se potenziamento muscular dos músculos abdominais dorsais e lombares.
O yoga e uma série de exercícios de alongamento realizados regularmente são eficazes no alívio da dor lombar crônica .
O alongamento desempenha um papel fundamental entre os exercícios para prevenir dores na coluna.

Os medicamentos que você pode comprar sem receita médica pode dar alívio temporário.
Ibuprofeno (Alivium) é um ótimo remédio para o tratamento de curto prazo da dor na coluna. Por causa do risco de úlceras e sangramentos gastrintestinais é necessário consultar um médico antes de tomar este medicamento por um longo período.
O paracetamol (por exemplo o Tylenol) demonstrou ser tão eficaz como o ibuprofeno no alívio da dor.
Cremes ou gel com uma massagem profunda  de aquecimento não têm a mesma eficácia dos fármacos tomados por via oral.

Em caso de dor durante a noite ou de manhã ao acordar, é possível que a causa seja o colchão muito mole ou muito duro. As ripas devem ser de madeira rígida, o colchão não deve afundar com o peso do corpo, mas não faz bem nem mesmo se é duríssimo.
No mercado existe colchões de espuma de memória que podem resolver a dor na coluna na parte da manhã, mas nem todos são bons, portanto é melhor experimentá-lo antes de comprá-lo.

A dor noturna pode ser causado por problemas com órgãos internos, por exemplo o refluxo gastroesofágico pode causar dor lombar torácica apenas à noite além da boca amarga, azia e vômitos.

 

Tratamento médio para dor na coluna

 

O tratamento inicial da lombalgia (dor na parte inferior da coluna ou zona lombar) baseia-se no pressuposto de que cerca de 90% das pessoas a dor passa sozinha em cerca de um mês.

Existem muitos tipos diferentes de tratamentos possíveis.
Alguns tratamentos demostraram de ser eficaz, enquanto outros são mais discutíveis. É necessário discutir todos os remédios que você deseja testar com o seu médico.

O auto-tratamento é recomendado para o tratamento inicial da dor nas costas. O repouso não é recomendado pela pesquisa científica, a maioria dos especialistas recomendam não mais que dois dias de descanso na cama ou atividade reduzida.
Algumas pessoas com dor ciática podem sentir-se melhor com dois ou três dias de descanso.
A aplicação de calor pode dar alívio para algumas pessoas.
O paracetamol e o ibuprofeno são úteis para controlar a dor.

Muitos estudos têm questionado a utilidade dos tratamentos atuais para dor na coluna. Não se sabe se um determinado tratamento dará benefícios até que é provado. O médico pode prescrever tratamentos que foram úteis no passado.

 

Controle de uma tomografia computadorizada

Médico que controla a ressonância magnética para ver se existem hérnias discais.

Medicamentos para a dor na coluna

A opção farmacêutica depende do diagnóstico preciso da dor na coluna. O seu médico irá decidir qual medicamento é o mais adequado de acordo com o histórico médico, as alergias e as possíveis inritações com outros medicamentos que você toma.
Os medicamentos anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs) são o pilar do tratamento médico para o alívio nas dores da coluna. O ibuprofeno (Alivium) e o cetoprofeno (Voltarem) são medicamentos que são geralmente prescritos.
Nenhum AINEs, em particular demostrou ser mais eficaz  para o controle da dor do que o outro.

Inibidores COX-2, como o celebra (Celecoxibe), são de determinados AINEs. Embora o custo mais elevado pode ser um fator negativo, a incidência e potencialmente fatal hemorragia no trato gastrintestinal é menor com inibidores de COX-2, em comparação com AINEs tradicionais. As consequências a longo prazo (possível aumento no risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral) estão sendo avaliados.

Paracetamol é considerada eficaz para o tratamento da dor lombar aguda. O uso prolongado de AINEs pode causar vários efeitos colaterais, incluindo danos para os rins e irritação do estômago.

Relaxantes musculares: O espasmo muscular não é universalmente aceito como uma das causas de dor na coluna, e a maioria dos relaxantes musculares não têm nenhum efeito sobre o espasmo muscular. Os relaxantes musculares podem ser mais eficazes que um placebo (pílula de açúcar), no tratamento de dor na coluna, mas nenhum estudo demonstrou que os anti-inflamatórios não-esteroides são mais eficientes. Nenhum benefício é conseguido por relaxantes musculares em combinação com os AINEs em relação a administração de apenas AINEs .Os relaxantes musculares causam sonolência em quase 30% das pessoas que tomam.
Não é recomendado a ingestão regular.

Opióides: estes medicamentos são considerados uma opção para o controle da dor aguda na coluna.
O uso destes medicamentos é associado com sérios efeitos colaterais incluindo: dependência, sedação, diminuição de tempo de reação, náuseas e perda de discernimento.
Um do efeito colateral mais irritante é a prisão de ventre. Isso ocorre quando uma grande porcentagem de pessoas que tomam este tipo de medicação por mais de dois dias. Alguns estudos demostraram que o uso a curto prazo pode aliviar temporariamente a dor forte.

O Cortisona por via oral pode dar benefício no tratamento da dor ciática aguda. As infiltrações de cortisona no espaço epidural não tem uma eficácia comprovada para melhorar os sintomas, ou para recuperar a funcionalidade e atualmente não são recomendados para o tratamento da dor na coluna aguda sem dor ciática.
Os benefícios na dor lombar crônica com dor ciática são controversos. As injeções nas articulações posterior entre as articulações da faceta articular, pode ser útil para pessoas que sofrem de síndrome da faceta articular.
As infiltrações no local da dor não dão uma eficácia comprovada para dor na coluna aguda.
As injeções no local da dor com um anestésico local e esteróides são úteis na dor lombar crônica, mas seu uso permanece controverso.

 

Cirurgia de dor lombar

Raramente a dor lombar aguda necessita ser tratada com cirurgia, exceto por hérnia de disco ou síndrome da cauda equina. A cirurgia é útil para pessoas com doença do nervo progressiva causada por hérnia de disco.

 

Outros tratamentos

manipulação nas costas, vértebras, limitação funcional, inflamação, dor, sintomas do mal, fisioterapia e reabilitação, edema, inchaço, bloqueio, dor nas costas, lombalgia, ciática, cruralgia, Crick crack, areia nas articulações

Manipulação lombar

A manipulação da coluna vertebral osteopático ou quiropraxia é útil durante o primeiro mês após o início dos sintomas.
Estudos sobre este tema têm produzido resultados conflitantes.
Mesmo para as pessoas com dor lombar crônica as manipulações deram resultados conflitantes. A eficácia deste tratamento permanece desconhecida.
Para algumas pessoas, as manipulações da coluna vertebral são remédios imediato ou entre os mais rápidos, porque às vezes o paciente não sente dor no final da terapia.

Acupuntura: Os estudos não produziram resultados positivos com o uso da acupuntura para o tratamento da dor lombar aguda.
Não existem estudos cientificamente válidos.
A eficácia da acupuntura permanece controversa.

A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) envia impulsos elétricos através de eletrodos de superfície. Não existe nenhum benefício comprovado para dor lombar aguda. Dois pequenos estudos produziram resultados inconclusivos, com uma tendência de melhora com a TENS. Na dor lombar crônica, existem evidências conflitantes.
Não existe nenhum benefício conhecido para a ciática.

Exercícios: Na dor na coluna aguda não existe atualmente nenhuma prova que a volta de cinesioterapia para a coluna são mais eficazes no sentido de obter a funcionalidade e a diminuição da dor do que o repouso. Para os pacientes com dor crônica, estudos têm demonstrado um benefício com reforço de exercícios e pilates.
Os exercícios feitos em casa são perigosos porque eles podem piorar a dor, é necessário fazer só aqueles recomendados pelo seu médico ou fisioterapeuta.

É importante saber que uma causa de má postura é a tensão muscular coloca o corpo fora de alinhamento. Existem alguns exercícios específicos que permitem esticar e relaxar os principais músculos da coluna. Algumas pessoas acham que a meditação ou outras formas de relaxamento mental são eficazes para relaxar os músculos das costas.
Muitas pessoas acreditam que tratamentos e atividades, tais como, massagem terapêutica, quiropraxia, Manipulação osteopática, yoga, tai chi ou uma programação regular de exercícios físicos na academia pode ser útil para relaxar os músculos e melhorar a postura.

Kinesio taping, lombalgiaKinesio Taping para lombalgia, hérnia de disco, síndrome da piriforme e contratura do quadrado lombar
Ligadura utilizada em todas as síndromes
de dor da parte lombar da coluna vertebral.

Ação: relaxamento.
Forma: 4 tiras como ‘I ‘.
Comprimento: 25 cm.
Aplique a fita só lateralmente à na coluna vertebral sem tensão,fazendo flexão para a frente do paciente.
Aplique sempre bilateralmente.

As ervas medicinais e fitoterápicos não estão entre os mais eficazes remédios para a dor lombar ou do osso sacro.

 

Controles

Após a consulta inicial para dor na coluna, recomenda-se seguir cuidadosamente as instruções do seu médico: tomar medicamentos e executar determinadas tarefas.
Melhorar a dor na coluna, provavelmente em poucos dias.
Não é necessário desanimar se não houver uma melhora imediata. Quase todos se curam dentro de um mês da ocorrência dador.

 

 

Prevenção da dor na coluna

Durante muito tempo pensou-se que o exercício e um estilo de vida saudável seria permitido para evitar dor nas costas.
Isto não é sempre verdade. De fato, numerosos estudos têm mostrado que exercícios errados, tais como atividades de alta intensidade podem aumentar a probabilidade de sofrer de dor na coluna.
No entanto, o exercício é importante para a saúde em geral e não deve ser evitado, abaixo relatamos as dicas para manter sua coluna saudável.

  • Atividades de baixa intensidade como natação, caminhada e ciclismo sem sobrecarregar a parte inferior da coluna.
  • Exercícios específicos é necessàrio falar com o médico sobre como executar os exercícios.
  • É recomendado os exercícios abdominais se realizados corretamente, o reforço dos músculos abdominais pode reduzir a recorrência da dor lombar.
  • Embora não seja útil para tratar a dor lombar, os exercícios de yoga e alongamento são úteis para esticar os músculos da coluna encurtados e prevenir recorrências de dor lombar.
  • Os movimentos do quadril ajudam a esticar os músculos da coluna, encurtados ou retraídos.
  • Os cintos de suporte lombar: os trabalhadores que realizam o trabalho pesado podem usar os cintos. Não existe nenhuma evidência que estes cintos prevenir a lesão na coluna. Um estudo mostrou que estes cintos aumentaram o risco de lesão.
  • Precauções esportivas: aqueles que sofrem de dor lombar ou ciática devem evitar certos exercícios na academia, particularmente os o agachamento e leg-press, os ciclistas também devem abster-se de pedalar em subida.

 

Quanto tempo dura a dor lombar? O prognóstico

O prognóstico para as pessoas com dor na coluna aguda depende da causa que provocou a dor.
Em 90% dos casos, um episódio de dor nas costas, sem outros problemas de saúde passa dentro de um mês ou mais ou menos.
Por cerca de metade da população, a dor na coluna pode retornar.
Cerca de l’80% das pessoas com dor ciática se recupera totalmente, com ou sem cirurgia. O período de recuperação é muito mais longo em comparação com a dor lombar aguda sem complicações.
É possível recuperar mais rapidamente, permanecendo ativos e evitar mais de dois dias de descanso na cama.

Dor nas costas ou dor lombar

Dor nas costas sintomas, diagnóstico e exames

Dor nas costas – postura

Colchão para dor nas costas

 

Dr. Massimo Defilippo Fisioterapista Tel 0522/260654 Defilippo.massimo@gmail.com
P. IVA 02360680355

http://www.facebook.com/fisioterapiarubierese?ref=hl

© Scott Maxwell – fotolia.com